quinta-feira, 31 de maio de 2007

Exame Medicina Preventiva 1ª fase

Para aqueles cujo acesso à faculdade é a última coisa que se querem ter de preocupar, aqui ficam as informações disponíveis para o exame.
Cumprimentos a todos

Última Desgravada

quarta-feira, 30 de maio de 2007

Exame de Fisiologia

Boa noite a todos,

Algumas pessoas perguntaram-me o que saiu no meu exame de equivalência a Fisiologia I, que correspondeu apenas a parte da biofísica (radiações, US, biomateriais, laser) e prometi deixar aqui aquilo de que ainda me lembro.
Saíram algumas das habituais perguntas e outras, passo a deixar os tópicos:

  • Diferença entre indução e auto-indução
  • Diferença entre raios catódicos e raios X
  • Aplicação terapêutica dos lasers - dar um exemplo e explicar o efeito fotoquímico
  • Ondas de choque (não me lembro o que perguntava)
  • Efeito das radiações ao nível celular
  • Dos ultra-sons não me lembro o que perguntava, mas acho que uma pergunta era sobre cavitação e outra sobre os tipos de resolução (o que eram/diferenças entre resolução axial e lateral, acho eu)
Acho que estas já não saem para vocês, mas não sei bem:
  • Princípios da Cintigrafia (TP)
  • Que características deve ter um marcador biológico (TP)
  • Diferença entre radioscopia e radiografia (TP)

Não me lembro de mais, mas fiquei com a clara sensação, que o que interessa é o que se dá nas aulas práticas. Não tive nenhuma pergunta sobre Biomateriais, mas sei que os outros colegas tiveram, já que os exames eram todos diferentes.
Espero que ajude.

Leonor

RGA - Amanhã, 5° feira às 17H Anf. Prof. Mark Athias

Caros colegas

Venho por este meio e a pedido de cento e cinco (105) alunos da Faculdade de Medicina de Lisboa convocar todos os alunos da FML para uma Reunião Geral de Alunos Extraordinária a realizar no dia 31 de Maio (5ª feira) pelas 17h00 no Anfiteatro Prof. Mark Athias, com a seguinte ordem de trabalhos:

1. Aprovação da acta da Reunião Geral de Alunos de dia 23 de Novembro de 2006.
2. Ponto da situação em relação ao processo de reestruturação curricular da FML.
3. Discussão da posição dos alunos na reunião da Assembleia de Representantes de dia 06/06/2007.

Caso não haja quórum às 16h30, a R.G.A. começará 30 minutos depois se estiverem presentes 10% dos alunos.

Contando com a vossa presença,



O Presidente da Mesa da Assembleia da AEFML




(Miguel Fróis Borges)



Informações gerais acrescentadas!!

Perante algumas questoes que me foram colocadas, obtive as seguintes informações da Gestão Curricular:

1. Em relação às melhorias de nota às disciplinas do 1.º semestre, poderá realizá-los na Época de Recurso (2ªfase) mediante o pagamento do respectivo emolumento (5.50€);
2. Posteriormente será afixado na Secção Académica as datas para poder requerer as respectivas melhorias, prevalecendo sempre a nota mais alta;
3. É obrigatório fazer a inscrição para os exames da Época de Recurso, mesmo que não tenha ido à 1ªfase;
4. Existe um limite de unidades de créditos para a Época de Recurso. No caso dos alunos inscritos no 1.º ano esse limite é de 17 unidades de crédito;
5. As melhorias são pagas, excepto os exames de Recurso desde que sejam requeridos dentro do prazo estipulado;
6. A 3ª Época é a que se inicia na 1ª quinzena de Setembro e só os alunos do 3º e 5ª anos é que beneficiam dela;
7. Em data a definir O Núcleo de Gestão Curricular informará as Comissões de Curso, bem como afixará a informação relativa aos Estagios de Iniciação Pedagógica nos placards dos Serviços Académicos.

info

Estão em baixo os exames e apontamentos que reuni de preventiva e bmc. Se alguém possuir material que não está aqui, por favor adicione.

ML

Med Prev - apontamentos e exames

BMC exames e apontamentos

terça-feira, 29 de maio de 2007

Dúvidas - (não) esclarecimentos

Em resposta às muitas dúvidas que têm chegado via e-mail:

1. Podem por as horas dos exames no blog?

Sim, quando soubermos.

2. Podem por datas das orais de anatomia no blog?

Sim, quando soubermos.

3. Podem dizer quando são as incrições nas optativas?

Sim, quando soubermos.

:( Desculpem mas estas coisas, como devem perceber, não dependem de nós.

AVISO IMPORTANTE

Aula de Intro Med amanhã - para quem tem - é às 14 HORAS!!!!

Homenagem à Mané e ao Miguel

Boa tarde,

Na sequência do outro post, houve várias pessoas que acharam que o Miguel também deve ser homenageado.

Por mim acho óptimo, são os dois merecedores de agradecimento.


Assim, peço a todos para amanhã (4ªfeira) às 14:00 se concentrarem dentro do grande auditório como se fossem assistir ao seminário de PSC. Antes do seminário começar, a ideia é aplaudirmos e gritarmos como forma de agradecimento.

Não pensem que somos os primeiros, ao que parece acontece todos os anos... Só que este ano o último seminário não é para toda a gente, logo terá um impacto diferente que nos outros anos. Por isso é muito importante que quem estiver na faculdade a estudar e queira fazer parte desta acção apareça.

As minhas homenagens,
Luís Dias da Silva

Bolonha-informações disponiveis



Caros colegas,

No seguimento da apresentação feita na passada sexta feira, fazemos agora o ponto da situação no que diz respeito às hipóteses que consideramos mais viáveis para a entrada em Bolonha. Estas têm por base a análise dos programas/documentos relativos à reestruturação curricular.
Começamos por clarificar algumas questões:
  1. Entrada em Bolonha no 4º ano: Segundo a Reitoria da Universidade de Lisboa não é possível adiar o início do processo para 2009/2010, informação que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) confirma. Na resposta ao mail enviado à Reitoria a propósito desta questão, foi-nos dada a seguinte informação – fonte do MCTES e Decreto-lei 74/2006:
A possibilidade de adiar o início do processo para 2008/2009 não é viável, pois pelo menos o 1º terá de começar em 2007/2008, nos termos do diploma acima referido. Os restantes anos, a título excepcional, poderão, eventualmente, começar em 2008/2009, mas para isso essa decisão terá de ser autorizada pela Comissão Científica do Senado e obter a anuência da DGES, pois é impensável que podemos ter um ano da FMUL a funcionar sem sermos financiados! (…)A adequação dos programas de ensino superior ao Processo de Bolonha deve ser realizada até ao final do ano lectivo de 2008-2009, inclusive, e nela participam, obrigatoriamente, docentes e alunos, designadamente através dos órgãos científico e pedagógico dos estabelecimentos de ensino. No ano lectivo de 2009-2010, todos os ciclos de estudos devem estar organizados de acordo com o processo europeu de Bolonha.

(Mais Informação em
- Reunião Ministerial de Londres, 16-18 Maio: http://www.dfes.gov.uk/bologna/
- Informação sobre Portugal: http://www.dges.mctes.pt/DGES
- Estudo comparativo a nível europeu: http://www.eurydice.org/portal/page/portal/Eurydice)

São ainda muitas as questões que se levantam acerca das justificações dadas para a impossibilidade de a nossa entrada em Bolonha se dar apenas no 4º ano. Além de permanecerem algumas dúvidas quanto à interpretação da lei, o problema maior com que nos deparamos prende-se com o facto de, para que se conseguisse adiar a entrada até ao 4° ano, segundo o que sabemos, seria necessário que a direcção da FML justificasse de forma coerente e muito clara, perante a reitoria e o MCES, que de facto essa constituiria a única solução possível. No entanto, até à data, a direcção da FML tem-se mostrado sempre contra esta hipótese, alegando não existirem meios logísticos e financeiros para o conseguir; os outros órgãos, nomeadamente conselho pedagógico e assembleia de representantes, que eventualmente se deveriam ter pronunciado sobre este assunto não o fizeram, nem o querem fazer.

Assim sendo, a entrada no 4º ano não é impossível, mas apresenta obstáculos à sua concretização.

Outro ponto que nos preocupa é o facto de estarmos praticamente em Junho, com época de exames à porta, e até agora a nossa transição não ter sido efectivamente pensada, nem resolvida, a avaliar pelas informações que até à data nos foram dadas.

***

Com base na informação que temos, existem 2 alternativas:
Entrada no 2° ano
• Entrada no 3°ano

Levantam-se os seguintes problemas

2. Entrada no 2° ano

  • Microbiologia (incluída no troco comum): não poderia ser leccionada já no próximo ano (por impossibilidade do professor) e portanto teria de passar para o terceiro ano;
  • O tronco comum, que inclui Microbiologia, Infecção e Imunidade corresponde a 126h; estas poderiam ser substituídas por cerca de 108 horas de Fisiologia, Histologia e Farmacologia, que com Bolonha passam a ser dadas no 1° ano – e que, portanto, também ficariam em falta;
  • Seria ainda necessário que nos fosse leccionada a 2ª parte do Módulo I (dada na nova estrutura no 2° semestre do 1° ano) no 1° semestre, correspondendo este à Embriologia actual e a uma pequena parte de Genética e Imunologia, existindo abertura da parte dos docentes para que tal aconteça.
  • Comparando as cargas horárias, sobram cerca de 20h do módulo de Microbiologia (Tronco Comum), existindo ainda uma parte do Módulo II ( previsto para o 1° semestre do 2º ano) do qual fazem parte 53h de Anatomia que correspondem a conteúdos já leccionados na Anatomia Normal. Portanto, a carga horária efectiva no 2° ano, quando comparada com a prevista na nova estrutura, não seria provavelmente muito maior;
  • O tronco comum (Microbiologia, Infecção e Imunidade) é semestral (1° semestre do 2° ano) e teria que ser leccionado no 3°ano, o que implica uma cadeira a mais relativamente ao previsto.

3. Entrada no 3º ano: Perante isto muitos perguntar-se-ão porque não entrar apenas no 3° ano, visto que relativamente ao previsto na nova estrutura estaremos sobrecarregados de forma a compensar os conteúdos em falta. Tal como foi referido na apresentação da passada sexta-feira, essa parece-nos ser uma alternativa mais lesiva para os alunos dado que:

  • Para além de termos Microbiologia no 3° ano de qualquer das formas, apanharíamos um módulo a meio, o módulo IV. Este módulo - que compreende as actuais cadeiras de Mecanismos da Doença, Anatomia Patológica, Farmacologia, Introdução à Clínica e Genética - na nova estrutura começa no 2° semestre do 2° ano. Assim, teríamos de atrasar o início do módulo um semestre, o que implicaria sobrecarga nos dois semestres do 3° ano, face à estrutura prevista, e provavelmente uma desadequação de conteúdos, visto que no 1° e 2° semestre termos no tronco comum (que inclui Introdução à Saúde mental, Introdução às Doenças Crónicas e do Envelhecimento, Medicina Cardiovascular e Introdução à Patologia Digestiva) que farão certamente muito mais sentido após a leccionação do Mod.IV.
  • A adicionar a todas estas questões, em termos logísticos será muito provavelmente complicado ter o 2° ano e o 3° ano a ter ao mesmo tempo o Mod.IV, o que aconteceria no nosso 2° semestre do 3° ano, caso se fizesse este atraso no início do Mod.IV.

Face ao exposto:
  • Queremos deixar claro que nos limitámos a analisar as informações que temos e, perante isso, a estabelecer uma proposta que nos parece ser a mais viável e menos lesiva para todos. É claro que estamos abertos a novas sugestões, que são sempre bem-vindas.
  • As comparações são sempre feitas relativamente à nova estrutura curricular. Não sabemos por exemplo se efectivamente, mesmo com a compensação de conteúdos, ficaríamos com carga horária excessiva face ao actual, visto não termos acesso à carga horária total de cada cadeira nos diferentes anos da estrutura actual;
  • Bolonha diz claramente que deve haver uma redução da carga horária relativamente ao plano actual de estudos; caso esta redução não possa ser assegurada devido ao processo de transição, deveríamos pedir uma especial atenção relativamente aos trabalhos que nos são pedidos extra aulas praticas e avaliações, visto estarmos num regime excepcional.
  • A análise que fizemos foi sempre no sentido de defender os interesses dos alunos do 1° ano e tornar o processo de transição o menos lesivo possível; aliás, não faria sentido ser de outra forma, visto também sermos alunos de 1° ano. No entanto, julgamos que esta mesma análise já deveria ter sido feita pelos órgãos responsáveis da Faculdade, que até agora não deram qualquer resposta à questão da transição.
  • Salientamos ainda que no Decreto-lei 74/2006 de 24 de Março é expressamente dito: “As regras de transição entre a anterior organização de estudos e a nova organização decorrente do processo de adequação são fixadas pelos órgãos legal e estatutariamente competentes, após audição de docentes e alunos através dos órgãos científico e pedagógico do estabelecimento de ensino (…) As regras de transição devem assegurar: a) O respeito pelas legítimas expectativas dos alunos;”. Isto não foi feito e lamentamos que assim o seja.
  • Toda a análise feita nos últimos dias, poderia e deveria ter sido realizada com mais tempo e há mais tempo.

Pela comissão de curso
Maria Luís


Pela Assembleia de Representantes
Diogo Silva
Leonor Fernandes


Pela Comissão de Acompanhamento do Processo de Bolonha
António Carvalho

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Bolonha - informações disponíveis

Caros colegas,

Na sequência da reunião de sexta, enviamo-vos algumas das informações que estão disponíveis aos alunos. Incluem-se quadros sobre módulos e documentos sobre cada módulo (do I ao IV e tronco comum).

Convidamo-vos a lerem estas informações quando tiverem disponibilidade.

Um abraço.

sábado, 26 de maio de 2007

Exames de Fisiologia

Cá vai o que conseguimos arranjar, com um obrigada ao António Oliveira. Mais "tralhas" que tenham e n consigam por aqui, usem o box ou mandem em attachment para medfml06@gmail.com

Bom estudo!


Get your own Box.net widget and share anywhere!

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Homenagem à Mané

Boa noite a todos

Não sei se concordarão comigo quando digo que não há na FML pessoa mais solícita e bem disposta que a Mané. Nesse sentido, lembrei-me que podíamos tentar arranjar uma forma de lhe agradecer pela dedicação.

Ainda por cima sendo este o último ano de Introdução à Medicina, acho que devíamos tornar a sua despedida mais bonita.

Não sei se concordam comigo, se acham que não faz sentido ou que pareço o Gomes Pedro a falar, o que peço é ideias e que quem quiser ajude esta ideia.

Não se esqueçam que para a semana é o último seminário de PSC, pelo que seria uma boa opurtunidade de juntar gente.

Fico à espera de ideias.

Bjs e Abraços

Cursos Online

Colegas,

Queria partilhar um links muito útil com vocês.São as aulas online do curso de Cell Biology da Universidade de Berkeley, California. Tem aulas sobre muita materia de BMC e fisiologia I. O link é o seguinte: clique aqui!

Loic

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Só um pormenor

Nas desgravadas de fisiologia no primeiro volume, pagina 75, referem a uma "acorda condro situation". Na realidade é para referir a dita "chord conductance equation". Assim evita que escrevem isso no exame!

terça-feira, 22 de maio de 2007

Trabalhadores estudantes e prioridade de horários

A comissão de alunos de 1º ano vem por este meio informar que, após muita consideração, decidiu não dar prioridade de horários a trabalhadores estudantes.
A decisão prende-se com a questão prática de nos ser impossível neste momento aceder à lista de trabalhadores estudantes do próximo ano, não nos parecendo justo atribuir o mesmo estatuto aos que o têm este ano mas poderão não ter para o próximo.
Considerando que todos aqueles que forem trabalhadores estudantes no próximo ano poderão requerer uma mudança de horário posteriormente, esta decisão não deve ter qualquer tipo de consequências práticas. Caso precisem de algum tipo de esclarecimentos estamos ao vosso dispor.
A comissão de alunos do 1º ano

domingo, 20 de maio de 2007

Recapitulando aulas teóricas de Med Prev

1. 16 de Fevereiro de 2007 - Apresentação da disciplina – Prof. Armando Pereirinha

2. 23 de Fevereiro de 2007 – A Saúde e os seus determinantes – Dr. Evangelista Rocha

3. 26 de Fevereiro de 2007 – Ambiente Biológico e a Saúde – Dr. Graça Freitas

4. 2 de Março de 2007 – A Genética e a Saúde – Prof. Armando Pereirinha

5. 9 de Março de 2007 (prevista para 05/03)– Alimentação e Saúde – Prof. Armando Pereirinha

6. 12 de Março de 2007 – O ambiente social e a Saúde – Dr. Leonor Bacelar Nicolau

7. 16 de Março de 2007 – Os estilos de vida e a Saúde – Dr. Evangelista Rocha

8. 19 de Março de 2007 – Ambiente Físico e a Saúde – Dr.ª Irene Pissarra

9. 23 de Março de 2007 – Comportamentos aditivos: o tabaco – Prof. Armando Pereirinha

10. 26 de Março de 2007 – Comportamentos aditivos: o álcool – Prof. Armando Pereirinha

11. 30 de Março de 2007 – Comportamentos aditivos: as drogas – Dr. Rui Portugal

12. 13 de Abril de 2007 - Actividade Física e saúde - Dr. Miguel Ezaguy Manaças

13. 16 de Abril de 2007 - Os hábitos sexuais e a saúde - Dr. Miguel O. Silva

14. 20 de Abril de 2007 - História natural de saúde e doença - Prof. Armando Pereirinha

15. 4 de Maio de 2007 – Detecção Precoce - Prof. Armando Pereirinha

16. 7 de Maio de 2007 - Prevenção e Promoção da Saúde - Dr. Rui Portugal

17. 11 de Maio de 2007 – A Saúde da Mulher – Dr. Miguel O. Silva

18. (14/5 – em falta, foi esta segunda que passou, acho que não houve)

19. 18 de Maio de 2007 – A Saúde e a Escola – Dr. Evangelista Rocha

20. 21 de Maio de 2007 - A Saúde no local do Trabalho - Dr. Mário Pereira

Programa de Fisiologia




Comunicado dos representantes dos alunos na Assembleia de Representantes

Caros colegas,

Nos últimos dias, a FML tem estado a vivenciar um momento histórico. A única candidatura apresentada para o cargo de Director foi chumbada. Nós os alunos, razão de ser da faculdade, tivemos nesta votação um papel fundamental, ainda que o resultado não tenha sido motivado apenas pelos votos dos nossos representantes. Imediatamente, e principalmente da parte dos docentes, surgiram acusações, que nos apelidavam de irresponsáveis. No entanto, a nossa posição é fundamentada e justa. Apenas pretendemos salvaguardar os direitos e interesses dos estudantes que são, por consequência, os principais interesses da faculdade em que queremos estudar. Esta é a prova do nosso empenho em participar numa mudança positiva na FML e temos agora uma oportunidade de ouro para sermos finalmente ouvidos. Mas para tal, é preciso que todos sejam, em primeiro lugar, correctamente informados do que se passou na reunião e das razões que nos levaram a agir desta forma. Daqui para a frente, a nossa união é fundamental, pois só com ela poderemos fazer valer as nossas opiniões. Leiam o seguinte texto. E participem na construção de uma faculdade a que possamos chamar nossa!



A 16 de Maio de 2007, reuniu-se a Assembleia de Representantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (FML), constituída por 51 elementos (20 discentes, 20 docentes, 10 não docentes e 1 investigador) com a seguinte ordem de trabalhos:

Eleição do Conselho Directivo
Eleição do Director
Outros Assuntos.

O Presidente da Mesa da Assembleia de Representantes, Prof. Doutor João Lobo Antunes, recusou então aceitar um requerimento apresentado pela representante dos discentes, Ana Margarida Carvalho, para a alteração da ordem de trabalhos, com o objectivo de expor o processo de implementação da Proposta de Reestruturação Curricular do Curso de Medicina, antes da eleição do director. Recusou, também, a Interpelação à Mesa realizada pela discente Leonor Fernandes com o intuito de marcar, imediatamente, uma Assembleia de Representantes Extraordinária para se debater a implementação da Proposta de Reestruturação Curricular do Curso de Medicina, com a presença dos coordenadores dos módulos apresentados nesta.
Passou-se então directamente ao ponto 2, "Eleição do Director", tendo a única candidatura apresentada, a do Prof. Doutor Fernandes e Fernandes, sido chumbada com 23 votos contra, 21 a favor e 5 abstenções.
Na sequência deste resultado, mencionando os estatutos da FML, o Presidente da Mesa da Assembleia de Representantes referiu que esta votação teria de ser repetida com vista a obter um resultado favorável de, pelo menos, 50%+1, ou serem convocadas novas eleições. A candidatura foi então retirada.

Estes são os dados factuais que rapidamente foram tornados públicos, chegando a todos os membros da faculdade mas, para que sejam claros, é imprescindível que se acompanhem das razões objectivas e fundamentadas que levaram à tomada de posição dos alunos com assento neste órgão da FML.
Para tal, é necessário analisar o processo de reestruturação curricular em curso na nossa faculdade e que, sendo um dos elementos principais do programa da candidatura a Director para o biénio 2007/2009, se tornou, ao longo do último ano lectivo, fonte de extrema preocupação para os alunos, dada a forma como este tem sido conduzido.

No dia 18 de Outubro de 2006, em reunião com o Presidente da AEFML, Gonçalo Cruz, o Prof. Doutor Fernandes e Fernandes, na qualidade de Director da FML, pediu um parecer aos alunos acerca de um documento intitulado "Análise da Proposta de Reestruturação do Plano de Estudos de acordo com os ECTS". Teríamos um prazo de 5 dias para o elaborar, uma vez que este teria de ser entregue ao Director, para que o projecto de reestruturação seguisse para a Reitoria da Universidade de Lisboa até ao dia 25 de Outubro. O documento que foi dado a analisar datava já de 20 de Julho de 2006, questionando-se a sua apresentação aos alunos apenas ao fim de três meses. Por outro lado, o prazo dado pelo director para que o nosso parecer fosse emitido era manifestamente insuficiente para que fosse convocada uma Reunião Geral de Alunos (RGA), local onde assuntos desta natureza devem ser discutidos.
Ainda que confrontados com esta situação, reveladora do nosso afastamento em relação à intervenção neste projecto, os alunos criaram uma comissão de forma a dar resposta ao pedido do Director (o parecer redigido segue em anexo), demonstrando claramente a vontade de participar.
Apenas um mês depois, e por iniciativa e responsabilidade da Mesa da Assembleia Geral da AEFML (MAG), tivemos a oportunidade de levar algumas das questões levantadas por este projecto ao Director, numa sessão de esclarecimentos que decorreu imediatamente antes da RGA, no dia 23 de Novembro. No entanto, revelou-se insuficiente o esclarecimento proposto, pois cedo se tornou evidente a falta de informação objectiva sobre os novos módulos que formariam o plano de estudos do Mestrado Integrado em Medicina, bem como a inexistência de um plano de transição para os actuais alunos, que terminariam um curso bastante diferente daquele em que se inscreveram.
Destaca-se ainda a total incerteza no que diz respeito ao futuro dos alunos das actuais licenciaturas de Microbiologia e Dietética e Nutrição.
Sendo certo que não esperávamos que todos os problemas tivessem sido já previstos e solucionados, até porque tal só seria possível após a apresentação e discussão das propostas dos alunos, surpreendeu-nos e preocupou-nos a vontade de implementar esta reforma já no próximo ano lectivo, nas condições supramencionadas. Em consequência, os alunos votaram desfavoravelmente a este projecto, estabelecendo como requisitos sine qua non para uma mudança os seguintes pontos:

1- Integração dos discentes no processo de discussão e estruturação do novo plano de estudos;
2- Existência de condições objectivas para que, após a sua implementação, o funcionamento da Faculdade decorresse sem prejuízo dos alunos.

Após a RGA e em consonância com a vontade do Director, que reconheceu a importância da nossa participação, foi criada uma Comissão Acompanhadora da Reestruturação Curricular (CARC), constituída por elementos da Direcção da AEFML, da Mesa da Assembleia Geral da AEFML, do Conselho Pedagógico e representantes dos alunos do 1º ao 6º anos do curso de Medicina. Foi criada uma comissão paralela para o curso de Microbiologia.
Foi estabelecido um prazo, em conjunto com o Director, para que fosse entregue aos alunos toda a documentação referente aos conteúdos programáticos e o modo de funcionamento dos módulos do novo currículo, para que, em tempo útil, estes pudessem ainda ser revistos, depois de apresentadas as nossas propostas. Para além disso, era fundamental garantir um modelo de transição para o novo currículo, assim como as vagas em Hospitais e Centros de Saúde onde decorreriam aulas e estágios de vários anos de ambos os ciclos do Mestrado Integrado. O prazo estabelecido foi o final do mês de Março.
A 2 de Março, os porta-vozes da CARC reuniram pela primeira vez com o Director. Foi-nos garantido que alguns dos módulos estariam já preparados, embora ainda não nos tivesse sido facultada qualquer documentação. Nesta reunião, foi reforçada a preocupação dos alunos com os colegas do actual 1º ano do curso que, segundo o Director, mudariam para o currículo novo quando iniciassem o 3º ano. Se tal acontecesse, e uma vez que algumas cadeiras do actual 3º ano passariam a ser leccionadas no 2º, estes alunos teriam de ter um currículo de transição que ainda não tinha sido considerado. Foi também referida a apreensão em relação aos alunos que ingressarão no 1º ano do Curso de Medicina no próximo ano lectivo (2007/2008), os quais se iriam candidatar a um curos com um currículo inexistente.
A 29 de Março realizou-se a segunda sessão de esclarecimentos com o Director da FML, também esta proposta e organizada pela MAG. Nela, para além da repetição da apresentação feita aquando da primeira sessão de esclarecimentos, pouco foi adiantado. Fomos informados que o prazo estabelecido não seria cumprido e foi-nos pedido um alargamento do mesmo para o dia 16 de Abril. A solução para os alunos do primeiro ano ainda não tinha sido pensada, assim como as respostas para inúmeras questões colocadas pelos alunos ao longo da sessão.
Só a partir do dia 20 de Abril de 2007, a CARC teve acesso à documentação prometida (e que se encontra disponível para consulta na AEFML). O constante adiamento da entrega de documentos e o conteúdo inespecífico e incompleto dos mesmos colocaram os alunos numa posição contrária à acordada. Se fosse mantida a decisão de iniciar os novos currículos no próximo ano lectivo, o tempo de apresentação e discussão das propostas dos alunos tornar-se-ia tão limitado, que impossibilitaria a nossa intervenção efectiva. Para além disto, não estaria garantida a implementação da reestruturação sem prejuízo dos actuais e futuros alunos da FML.
Os alunos sublinham que a posição tomada na Assembleia de Representantes resulta também da impossibilidade de manifestar e esclarecer os seus pontos de vista na dita reunião, não tendo sido possível a nosso ver legitimar, em plena consciência, a candidatura do Prof. Doutor Fernandes e Fernandes sem que estivesse assegurado o cumprimento de prazos que permitissem um funcionamento pleno das actividades curriculares a partir do início do ano lectivo 2007/08.


Os Membros Discentes da Assembleia de Representantes

sábado, 19 de maio de 2007

Páginas de BMC 4ª edição Cooper

Terminadas as aulas de BMC na sexta feira passada, e tendo em conta o número de pessoas que me vai pedindo sempre as páginas indicadas, resolvi deixar aqui (onde vou passar a postar também outras informações de interesse quando necessário) apesar de já ter mandado para a mailing list um documento com as páginas desde o início do semestre, por aula e por módulo...assim todos podem ter acesso, até mesmo quem não estiver inscrito na mailing list.

Espero que seja útil, bom estudo ;)


Get your own Box.net widget and share anywhere!

PS - sugiro que quem tenha as páginas correspondentes na edição brasileira ou na 3ª edição do livro as deixe em comentário ou me envie para eu completar o documento...

Med Prev 2

16 de Fevereiro de 2007 - Apresentação da disciplina – Prof. Armando Pereirinha
23 de Fevereiro de 2007 – A Saúde e os seus determinantes – Dr. Evangelista Rocha
26 de Fevereiro de 2007 – Ambiente Biológico e a Saúde – Dr. Graça Freitas
2 de Março de 2007 – A Genética e a Saúde – Prof. Armando Pereirinha
9 de Março de 2007 – Alimentação e Saúde – Prof. Armando Pereirinha
12 de Março de 2007 – O ambiente social e a Saúde – Dr. Leonor Bacelar Nicolau
16 de Março de 2007 – Os estilos de vida e a Saúde – Dr. Evangelista Rocha
19 de Março de 2007 – Ambiente Físico e a Saúde – Dr.ª Irene Pissarra
23 de Março de 2007 – Comportamentos aditivos: o tabaco – Prof. Armando Pereirinha
26 de Março de 2007 – Comportamentos aditivos: o álcool – Prof. Armando Pereirinha
30 de Março de 2007 – Comportamentos aditivos: as drogas – Dr. Rui Portugal
13/04/07- Actividade Física e saúde - Dr. Miguel Ezaguy Manaças
16/04/07 - Os hábitos sexuais e a saúde - Dr. Miguel O. Silva
20/04/07 - História natural de saúde e doença - Prof. Armando Pereirinha

Estas são as datas que foram enviadas para a mailing list. Se encontrarem alguma incorrecção ou quiserem adicionar aulas, adicionem comentário.

ML

lista das aulas de preventiva


Get your own Box.net widget and share anywhere!

quinta-feira, 17 de maio de 2007

FAQ 1

Para todos aqueles que querem contribuir para o blog e saber como se faz:
1º Optou-se por tornar o blog acessível a todos, de forma que qualquer pessoa pode comentar.
2º Todos os nomes listados como contributors têm neste momento estatuto de administradores do blog, pelo que podem por iniciativo própria ou a pedido adicionar mails de alunos que queiram contribuir.
3º A diferença entre ser ou não um contributor é poder ou não escrever um post original. Se acham que não vão participar muito, não peçam, não é prático adicionar 300 alunos, mas evidentemente que não fechamos a porta a quem queira realmente contribuir.
4º Se querem contribuir podem ser enviar um mail.
Já agora, o blog ainda não está optimizado, mas prometo melhorias para os próximos dias.
Maria Luís

A pedido de várias famílias...

Que estavam fartas de ter a caixe de e-mail a transbordar, fizemos um blog.

Usem-no ;)