sexta-feira, 29 de junho de 2007

Biologia Molecular da Célula - Exame 1.ª Fase 2007

Olá colegas.
Já se encontra disponível no site da faculdade, nomeadamente na secção referente a Biologia Molecular da Célula, o exame de BMC da 1.ª Fase já corrigido.

O link para download do mesmo é o seguinte:

http://www.fm.ul.pt//FMLPortal/UserFiles/File/1aEpoca0607_Medicinacorrigido.pdf

É possível também ler que:
"As pautas de avaliação do exame de 1ª época estão disponíveis desde o dia 2 de Julho, na vitrine da disciplina.

Os pedidos de revisão de prova podem ser feitos por escrito com base na comparação com o exame corrigido disponibilizado em baixo (pdf para download). 

Os prazos são os afixados junto com as pautas".

Beijinhos e abraços aos respectivos.
Bom estudo anatómico.

João Augusto

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Acção de Protesto Contra o RJIES

A proposta de lei de regime jurídico das instituições de Ensino Superior (RJIES), aprovada a 14 de Junho em Conselho de Ministros, vai ser discutida amanhã na Assembleia da Républica, tendo os interessados (estudantes, professores e funcionários) tido apenas 15 dias para ler e analisar um documento de 99 páginas (aqui).
Os principais objectivos do novo RJIES são regular a constituição, atribuições, organização, funcionamento e competência de todos os Estabelecimentos de Ensino, bem como a tutela e fiscalização pública do Estado sobre as mesmas, no quadro de autonomia que constitucionalmente lhes é reconhecida.
15 dias é manifestamente pouco para analisar um documento que ditará mudanças a tantos níveis.
Estiveram a ser recolhidas assinaturas por todo o país, em papel e em formato electrónico, para adiar a discussão do mesmo e está marcada uma concentração na Assembleia da Républica para amanhã às 13h.

Logo que tenha mais novidades sobre este assunto deixarei aqui.

quinta-feira, 21 de junho de 2007

ALUNOS EM FALTA - NOVAMENTE!!!

É extremamente importante que os alunos da seguinte lista enviassem 1 mail para manuelaferreira@fm.ul.pt a dizer que não estão interessados em fazer optativas ou para aqueles que não assinaram enviem 1 mail com as preferencias das optativas juntamente com os vossos dados pessoais (nome, numero da faculdd, mail, telefone...)

Aqueles que conhecem os alunos desta lista por favor avisem-nos urgentemente!

48 André Cardoso Almeida 5427 Não entregou
62 Rúben Leandro de Araújo Paredes Baptista 5647 Não assinou
65 João Manuel Duarte de Freitas 5528 Não entregou
71 Joana Carolina Simões Baptista 6027 Não entregou
88 Emanuel José de Azevedo Dias 5473 Não entregou
93 Sofia Carlota Silva Cardoso 1805 Não entregou
132 Ricardo Pereira Dias 5640 Não entregou
159 Henrique Manuel da Costa Lopes Nunes 1825 Não entregou
170 Vergílio José Santos Soares de Meireles Pereira 5684 Não entregou
183 Ana Sofia Magueijo Pais Quina 5924 Não entregou
187 Marta Luísa de Brito Braga 5597 Não entregou
228 João Luís Alves Marcelino 5527 Não assinou
232 Sara Isabel Lopes Pimentel Cardoso 4121 Não entregou
235 João Pedro Ribeiro Agostinho 5538 Não assinou
237 Carla Cunha Duarte 3510 Não entregou
257 João Guilherme de Vasconcelos Barbedo 5781 Não entregou
263 António José de Figueiredo Almeida 5436 Não entregou
277 João Pedro Dias Ferreira 5536 Não entregou
295 Inês Raquel de Carvalho Colaço 5502 Não entregou
302 Iolanda Patrícia Abreu Amorim 4003 Não entregou
308 Filipe Marques Cardoso 3563 Não entregou

Obrigada.

Anatomia p1

Peço aos alunos da turma P1 de Anatomia que por favor não se esqueçam de confirmar para o meu mail a presença/ausência na 1ª pré-oral/oral. Por favor passem tb pelo mail da turma.

Bom estudo a todos!
ML

segunda-feira, 18 de junho de 2007

OPTATIVAS EM FALTA....!!

Pessoal...! Continua a haver problemas com as optativas...!

Os alunos que não entregaram a ficha das optativas por favor, urgentemente, enviem um mail para manuelaferreira@fm.ul.pt a dizer se querem ou nao estão interessados nas optativas, os vossos nomes, numeros e contactos.

Aqueles que entregaram a ficha, mas não assinaram enviem um mail a informar a ordem de preferencias, alem das informaçoes pessoais...

Agradecia que enviassem o mesmo mail para mim, para estar informada do progresso da situação, sem ter de passar o dia na Gestao Curricular!

Agradecia que este processo fosse o mais rapido possivel!


48 André Cardoso Almeida 5427 Não entregou
62 Rúben Leandro de Araújo Paredes Baptista 5647 Não assinou
65 João Manuel Duarte de Freitas 5528 Não entregou
71 Joana Carolina Simões Baptista 6027 Não entregou
85 Bruna Manuel A. de Magalhães Gonçalves 5445 Não assinou
88 Emanuel José de Azevedo Dias 5473 Não entregou
93 Sofia Carlota Silva Cardoso 1805 Não entregou
132 Ricardo Pereira Dias 5640 Não entregou
159 Henrique Manuel da Costa Lopes Nunes 1825 Não entregou
170 Vergílio José Santos Soares de Meireles Pereira 5684 Não entregou
183 Ana Sofia Magueijo Pais Quina 5924 Não entregou
201 João Tiago Galaz Tavares 5541 Não entregou
228 João Luís Alves Marcelino 5527 Não assinou
232 Sara Isabel Lopes Pimentel Cardoso 4121 Não entregou
235 João Pedro Ribeiro Agostinho 5538 Não assinou
236 José Carlos Ferreira Mendes 5546 Não entregou
237 Carla Cunha Duarte 3510 Não entregou
251 Nídia Cristele Santos Nunes 3842 Não entregou
257 João Guilherme de Vasconcelos Barbedo 5781 Não entregou
263 António José de Figueiredo Almeida 5436 Não entregou
277 João Pedro Dias Ferreira 5536 Não entregou
302 Iolanda Patrícia Abreu Amorim 4003 Não entregou
308 Filipe Marques Cardoso 3563 Não entregou

sábado, 16 de junho de 2007

Exames 2007

Olá pessoal!
Visto que todos nós gostamos de ter os exames dos anos anteriores para nos prepararmos, julguei que seria bom juntarmos as perguntas de cada um dos exames que realizámos para que as gerações futuras pudessem ter acesso a esses mesmos exames (nomeadamente aqueles que os professores não fornecem). Assim, dou já o meu contributo (Fisiologia I):



ou

http://www.box.net/shared/zdv69pmob1

Eu proponho que cada um de vós deixe em comentário a este post as perguntas que se lembram dos vários exames e testes, para que posteriormente eu possa compilar tudo e postar novamente. Julgo que agora seja um pouco mais complicado para se recordarem de exames e testes anteriores, mas não é tarde para colocarmos aqui as perguntas que saíram em medicina preventiva. Esta iniciativa ter-nos-ia dado muito jeito se todos os anos anteriores a tivessem feito, em vez de termos milhentos documentos com o mesmo exame de preventiva de 2003.

Cumprimentos,

João Augusto

BOLONHA - Actualização

Sábado, 16 de Junho de 2007


Caros colegas,

A última informação que vos foi transmitida, faz semanas, baseava-se em dúvidas ainda por esclarecer e em possibilidades ainda por confirmar ou definir. Lembram-se certamente, após o último teste de BMC, da exposição que alguns alunos fizeram. À luz das informações que tinham sido disponibilizadas e das posições que os órgãos da directoria da FMUL haviam tomado, a hipótese de entrada no 4º ano era considerada inconcebível, sendo que duas soluções surgiram: ou a nossa entrada na nova estrutura curricular no 3º ano, ou já para o próximo. Como também vos foi possível verificar, estas soluções, embora viáveis, implicariam uma transição gradual entre os dois planos curriculares, ou seja, existência de disciplinas pertencentes a um e a outro, para se evitarem perdas de conteúdos. Havia também dúvidas, da nossa parte, sobre qual seria de facto o entendimento da Reitoria quanto ao período máximo permitido por lei para a nossa transição e entrada no novo plano de estudos.

Contudo, a situação presente é um pouco diferente. Após diversas reuniões com a Direcção da Faculdade, nas quais especificámos detalhadamente os problemas associados a transições efectuadas em anos anteriores ao 4º ano (já especificadas em outros e-mails e textos colocados no blog), o Director e o Vice-Director mostraram-se sensíveis e dispostos a analisar a situação com o cuidado merecido. Fruto destas reuniões saíram alguns pontos de comprometimento mútuo, acordados em acta, que passamos a escrever de seguida:
  • Se mais nada houver em contrário, terminaremos o 3º ano segundo o plano de estudos actual. Entraremos, portanto, na nova estrutura curricular quando transitarmos para o 4º ano.
  • Ainda que estejamos no plano antigo, sob o ponto de vista administrativo, serão aplicadas as regras da implementação do Processo de Bolonha, ou seja, a semestralização das disciplinas (não se trata de redução mas, por exemplo, de divisão de disciplinas anuais em dois semestres o que, na prática, será o mesmo) e os ECTS. Com estas medidas procura-se que no final do 3º ano já possamos receber o Diploma correspondente ao 1º ciclo de estudos.

Por outro lado, houve também uma reunião na Reitoria, a pedido da Vice-Reitora Inês Duarte, em consequência de um e-mail enviado por nós (anexos I: e-mail reitoria 2-2 - e-mail enviado por nós; anexo II: e-mail reitoria 1 - e-mail enviado pelo colega Hugo Bastos) no sentido de serem esclarecidas algumas dúvidas sobre a legislação referente à entrada dos cursos em Bolonha (anexo III) (aqueles artigos que vos mostrámos e que provocaram alguma confusão). Salienta-se a extrema abertura, disponibilidade e simpatia de todos os que nos receberam: a Vice-Reitora Inês Duarte, o sr. Carlos Sirgado e o sr. Bruno Carapinha. Assim, longe de se aumentar a confusão ou de nos informarem que uma possível entrada no 4º estaria fora de questão pois iria contra a lei, verificámos que era precisamente esse o limite máximo para a nossa transição (ver anexo IV). Disseram ainda que caso desejássemos entrar antes teríamos todo o seu apoio, e que os moldes de transição estavam à responsabilidade da Faculdade. Da parte da Reitoria, só teriam de garantir que todos os anos da nossa faculdade estariam “em Bolonha” no início do ano lectivo 2009 / 2010, ou seja, no início do nosso 4º ano. Para além disso, mesmo nesse primeiro ano (no plano novo), teriam de nos ser garantidas condições para realizarmos melhorias ou recuperarmos alguma disciplina em atraso. Contudo há que lembrar que o 3º ainda é ano barreira e que, quanto a isso, a Reitoria não tem posição definida pois espera um comunicado da Direcção Geral do Ensino Superior para que em Comissão Científica possa esclarecer e, eventualmente, aprovar o assunto e torná-lo público. Estaremos atentos.


Posto isto, temos de salvaguardar o seguinte: tudo aponta para que entremos no 4º ano em Bolonha; há essa intenção por parte dos alunos e da Direcção. No entanto, a situação tem de ser muito bem definida junto dos docentes, nomeadamente ao nível de questões logísticas. Sucede que, devido a esta coexistência de dois planos curriculares, algumas disciplinas serão leccionadas a dobrar. Haverá anos diferentes a ter a mesma disciplina em moldes diferentes, em simultâneo, o que é uma sobrecarga para os professores. Por exemplo, já no próximo ano, a disciplina anual de Histologia e Embriologia ser-nos-á dada, e estes mesmos conteúdos serão também leccionados aos alunos do próximo 1º ano (nos Módulos I e II, em ambos os semestres). No 2º ano poderá surgir também algum obstáculo com a disciplina de Fisiologia II que será leccionada, em parte, no novo 1º ano. Ou, também, a de Microbiologia que será dada no nosso 3º ano e no novo 2º ano, em simultâneo. Neste momento, os professores envolvidos nos Módulos do próximo ano encontram-se a fazer um levantamento desses problemas. A nossa participação é fundamental para chegarmos a consenso sobre quais as opções viáveis para a resolução destas situações.


Se tiverem quaisquer dúvidas ou fazer quaisquer comentários não hesitem. Convidamo-vos também a participar activamente neste processo.

Os passos seguintes a serem dados serão estes:
  • Falar com os diversos regentes das disciplinas dos próximos anos para garantir que não há quaisquer entraves ou dificuldades de maior e para que tudo nos seja leccionado com normalidade.

  • Ocupar os lugares que nos são destinados nas Comissões formadas para avaliarem cada um dos Módulos da nova reestruturação. O convite é aberto a todos os que estiverem disponíveis e tiverem interesse em participar.

Esta é a situação actual.


Desejamo-vos a continuação de uma boa época de exames.
Um abraço,

Os vossos colegas que têm participado directamente neste processo,

Ana Carolina Canhoto
António Carvalho
Carlota Lavinas
Diogo Silva
Diogo Silva Passos
Leonor Fernandes
Maria Luís Sacras
Pedro Ribeiro
(…)


Anatomia

Perguntas frequentes de cada assistente e respectivos acompanhantes, manhas e birras, tácticas de estudo, desesperos, plates do netter e páginas do rouvier, datas das orais, dúvidas e desabafos. Disponham. Aqui sff :P

sexta-feira, 15 de junho de 2007

OPTATIVAS - ATENÇÃO

Os seguintes alunos não entregaram a ficha das optativas:
- Andre Cardoso Almeida;
- Raquel filipa Grilo Catalão;
- João Manuel Duarte de Freitas;
- Joana Carolina Simões Baptista;
- Ana Sofia Antunes;
- Emanuel José Dias;
- Sofia Carlota Cardoso;
- Julia maria Henriques;
- Ricardo Pereira Dias;
- José Tomas Correira;
- Henrique Manuel Nunes;
- Vergilio José Pereira;
- Ana Sofia Quina;
- Marta Luisa Braga;
- Joao Tiago Tavares;
- Sara Isabel Cardoso;
- Carla Cunha Duarte;
- Nidia Cristele Nunes;
- Joao Guilherme Barbedo;
- Antonio Jose de Almeida;
- Ana Vanessa da Silva;
- Luis Miguel Pereira;
- Joao Pedro Ferreira;
- Iolanda Patricia Amorim;
- Filipe Marques Cardoso;


resolvam a questao directamente com a Gestao Curricular.

Mariana Alves e Margarida Castanho

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Mailing list - incompleta

Caros colegas,

Vimos informar todos os que ainda não pertencem à mailing list que estão sempre a tempo de se inscreverem. É um meio de comunicação cómodo, prático, rápido e muito utilizado. Para serem adicionados basta entregarem os seguintes dados a qualquer membro da Comissão de Curso ou enviá-los para antoniomcarvalho@gmail.com :

Nome (de preferência pelo menos 3 nomes)
Número de aluno
Endereço de e-mail
Telefone (facultativo)

Aos que já pertencem à mailing list pedimos o favor de averiguarem se dos colegas com quem contactam com maior frequência existe(m) algum(ns) que se encontre(m) nesta situação.

Desejamo-vos a continuação de uma óptima época de exames,

A vossa Comissão de Curso

Eleições órgãos sociais AEFML

Caros Colegas

Venho por este meio relembrar-vos que nos próximos dias 14 e 15 de Junho vão ter lugar as eleições para os órgãos sociais da AEFML.

A mesa de voto estará no piso térreo da sala de alunos, aberta em ambos os dias das 9h00 às 18h00.

Saudações académicas

O Presidente da Comissão Eleitoral,

Miguel Fróis Borges

ELEIÇÕES - 14 e 15 de Junho (QUINTA e SEXTA-FEIRA)

Boa tarde a todos,

Nos próximos dias 14 e 15 de Junho (amanhã e sexta-feira), irão decorrer os Dias de Eleições para:

Direcção da Associação de Estudantes
Mesa da Assembleia da Associação de Estudantes
Conselho Fiscal da Associação de Estudantes

Estão todos convidados a exercerem o vosso direito / dever de voto.

Sejamos activos na nossa escola.

Votem em A, em C, em E, em branco ou nulo... simplesmente votem.

As urnas estarão abertas todo o dia. Só terão de mostrar um cartão com fotografia.

Até breve,

António Carvalho

Optativas - prazo


Boa tarde a todos.

Relembramos que amanhã, dia 14 de Junho (dia do exame de BMC), é a data final para o preenchimento das fichas de inscrição para as disciplinas optativas.

Vários elementos da Comissão de Curso estarão disponíveis para as receberem. Mesmo depois do exames, aí especialmente, estarão no edifício Egas Moniz para reunir as fichas que estiverem em falta. Todas as fichas recolhidas serão entregues às 19 horas na Gestão Curricular.

No caso que alguém não ter ficha que preencher, envia-se em anexo (box) uma cópia.

Até amanhã,

A vossa Comissão de Curso


domingo, 3 de junho de 2007

Jantar e Festa dia 14 de Junho

Dia 11 (2ª-feira), a seguir ao exame de Medicina Preventiva, à porta do Edifício Egas Moniz, estaremos a recolher pré-inscrições(2€).



Boa noite a todos!


Em nome da comissão de finalistas, vimos desejar que os exames corram muito bem a todos.


Aproveitamos também para divulgar que vamos realizar um jantar com festa no dia 14 de Junho, 5ª-feira, dia de exame de BMC.

Este evento terá lugar no restaurante "d'alma lounge" e, uma vez que é apenas um pequeno intervalo no estudo, a festa não durará até muito tarde.

A entrada no próprio dia será de 15€ e inclui o jantar e a entrada na festa.

No entanto, e como a vida de estudante é complicada, conseguimos baixar o preço para 14€, mediante pré-inscrição (2€).

Isto é, basta que se inscrevam até dia 12 de Junho, 3ª-feira, para terem a redução na entrada.

Para que tal aconteça, nós vamos estar dia 11 (2ª-feira), a seguir ao exame de Medicina Preventiva, à porta do Edifício Egas Moniz.

Estaremos a recolher as vossas pré-inscrições (2€) , assim como as vossas escolhas da ementa (consultem o cartaz).

A questão da ementa foi pedida pelo restaurante, isto porque eles fazem a comida na hora, pelo que têm de ter a noção das quantidades.

Segue em anexo o cartaz deste evento, que poderão ver afixado no placar do 1ºano.

Estamos disponíveis para qualquer dúvida que tenham.


Mais uma vez, boa sorte para todos!

A vossa comissão de finalistas

sábado, 2 de junho de 2007

Perguntas sobre os efeitos das radiações:

Olá malta,

Aqui são minhas tentativas de responder a umas perguntas do exame de fisiologia. Se faz favor corrigem e fazem comentários:


Quais são os produtos da radiolise da água que têm efeito químico sobre as outras moléculas?


A radiolise da água pode provocar a excitação ou a ionização da molécula de água.

Se fica excitada a água dissocia-se em dois radicais livres: o radical hidreto (H.) e o radical hidroxilo (OH.). Se fica excitada a água dissocia-se em H+ e o radical hidroxilo.

Os radicais podem sofrer três tipos de efeitos:
- Podem recombinar-se em compostos inertes.
- Podem difundir e ter um efeito químico sobre as outras moléculas.
- Podem dar origem ao radical H2O2. e a outros peroxidos que vão ter efeitos químicos sobre as outras moléculas.

Quais os efeitos das radiações ionizantes sobre o ADN?


A alteração do ADN pela radiações ionizantes pode ser causado pela acção directa (30% dos casos) ou pela acção indirecta (70% dos casos, resultam principalmente dos efeitos do radical hidroxilo) das radiações. Os danos podem se resumir em três tipos globais:
- alteração de bases conduzindo a erros de leitura do código genético.
- rotura simples das cadeias do ADN.
- rotura duplas das cadeias do ADN.
Também pode haver:
- lesões dos açucares.
- pontes ADN-ADN.
- pontes ADN-proteínas.

Quais os efeitos celulares das radiações ionizantes?


Sobre as células que se dividem são observados varios efeitos:
- um atraso na mitose, devido provavelmente a um paragem do ciclo na fase de controlo pelas ciclinas. Esta paragem resulta das lesões sofridas pelo ADN.
- a morte celular. Esta morte celular pode ser prorrogada ou pode acontecer por apoptose.
- a acumular mutações do seu ADN a célula pode tornar-se cancerígena.

Sobre as células diferenciadas pode acontecer a morte celular ou a "morte funcional" que resulta duma perda de função desta célula.

O efeito das radiações ionizantes sobre as células pode ser previsto com a lei de Bergonié e Tribondeau. Essa lei diz que as radiações ionizantes agem com tanto mais intensidade sobre as células quanto maior for a sua actividade reprodutora. Esta lei tem numerosas excepções (linfócitos por exemplo) e não se aplica a tecidos.


Efeitos tissulares duma radiação aguda e diferença entre os tecidos normais e os cancerígenos?


Uma radiação aguda causa a morte de células do compartimento de proliferação e do compartimento de células diferenciadas do tecido. As células do compartimento de proliferação que não morreram sofrem um atraso na mitose. Isso rompe o equilíbrio de renovamento das células diferenciadas.

Depois acontecem dois fenómenos que permitem a reconstituição mais rápida do tecido:
- a redução da duração do ciclo mitótico
- um aumento do coeficiente de proliferação

Nos tecidos tumorais os mecanismos de homeostase tissular para a reconstituição são inexistentes ou muito pouco eficazes. Isso permite destruir tumores em radioterapia preservando o tecido são.


"Efeitos aleatórios/probabilísticos das radiações ionizantes."


Os efeitos aleatórios das radiações ionizantes são sempre tardios e tem uma gravidade independente da dose recebida. Parece não existir uma dose limiar abaixo da qual esses efeitos não se produzem nunca. Se as radiações não matam a célula é provável que elas causam mutações genéticas (nos gâmetas) ou somáticas (nas células somáticas).
A acumulação de mutações somáticas numa célula que se divide pode tornar esta célula cancerígena. O cancro radioinduzido é por isso considerado o efeito aleatório dominante das radiações ionizantes.

Sessão de esclarecimento - 31 de Maio

Boa noite a todos,

Achei que gostariam de estar a mais ou menos a par do que se passou quinta e por isso envio-vos um resumo.

A reunião não teve quórum e por isso não foi considerada uma RGA, mas antes uma sessão de esclarecimento. Estiveram menos de 60 pessoas e ao longo da mesma muitas foram saindo, acabando por no fim estarem apenas cerca de 20.

O Hugo Bastos fez o ponto da situação salvaguardando que de facto não se avançou muito apesar das últimas reuniões que houve.

Em relação ao 1 ° ano, o Prof. Fernandes e Fernandes teve a mesma posição que o Prof. Alexandre Ribeiro na reunião que decorreu segunda com alguns colegas do 1° ano. Ambos afirmaram que todos os cenários são possíveis, mesmo uma entrada no 4° ano.

Em relação ao ano barreira, o Hugo, enquanto membro do pedagógico, disse que este assunto já foi discutido mais do que uma vez e que pelos vistos todos os docentes da Faculdade e o próprio Director são contra, mas não há nada a fazer para já, porque não é possível alterar os estatutos da faculdade enquanto não entrar Bolonha.
Isto significa que parece haver abertura para o terceiro ano deixar de ser ano barreira, mas isto é válido apenas para o novo currículo. Assim pelo que sabemos até agora, se só entrarmos em Bolonha no 4° ano, o 3° ano será barreira. Discutiu-se, no entanto, a questão de efectivamente com Bolonha haver mais restrições para o número de cadeiras que se podem deixar para trás. Ao que parece o diploma que regula isso é um tanto ou quanto polémico, mas segundo foi dito há uma certa flexibilidade de as faculdades decidirem efectivamente quantos créditos podem ficar para trás.

Outra questão levantada por um aluno do 3° ano é o facto de não se saber ao certo com que títulos acabam os alunos que entram apenas no 4° ano em Bolonha - (licenciatura, lic+mestrado ou só mestrado). Este é um problema que também se porá para nós se entrarmos em Bolonha apenas no 4° ano e portanto a mobilização de que se fala pode não ser possível para nós.

Outro tema abordado na reunião de quarta com o Prof. Fernandes e Fernandes, foi a questão da tese do mestrado. Ainda não está definido em que moldes esta será efectivamente feita, provavelmente, um número restrito de alunos poderá fazer uma tese de investigação baseada em trabalho de laboratório desenvolvido ao longo do curso a partir do 2° ano (sugestão do Prof. Alexandre Ribeiro), e o grosso dos alunos desenvolverá um tema tendo como base um caso clínico à semelhança do que é feito no New England Journal of Medicine ( penso que esta sugestão é do Miguel Borges). Esta tese do 6° ano irá em princípio valer entre 15 e 20% da nota final, correspondendo o resto ao estágio clínico.
A data limite para a entrega desta tese, proposta pelos alunos, seria Dezembro do 6 ° ano de modo a que o resto do tempo fosse para estudar para o exame final.

Não se sabe se esta tese terá de ser exclusivamente feita na faculdade, ou se poderá eventualmente ser feita numa outra instituição; também não se sabe se haverá eventualmente bolsas para fazer este trabalho de investigação.

Em relação ao que fazer na reunião da Assembleia de Representantes que irá decorrer na próxima 4a feira, a Daniela Pires começou por apontar alguns cenários possíveis, um dos cenários incluía uma lista de exigências a apresentar ao Professor Fernandes e Fernandes antes da AR, de forma a podermos alterar o nosso sentido de voto. Esta ideia acabou por ser aceite e foi feita a dita Lista de exigências/condições e vou pô-la no blog logo que isso seja possível.

Independentemente desta lista procedeu-se em seguida à votação do sentido de voto da AR, que os presentes consideravam deveria ser seguido na reunião de 6 de Junho. Os cenários votados foram o Sim incondicionalmente, Sim com lista de exigências e o Branco com lista de exigências (penso que não houve outros sentidos de voto, mas tenho dúvidas porque me telefonaram, agradeço que alguém esclareça se puder).

O cenário mais votado foi o branco com lista de exigências. Como é obvio este resultado é meramente informativo até porque só estavam cerca de 20 pessoas na sala...
Algumas pessoas questionaram se faria sentido votar em branco após a lista de exigências ser aceite, e outras manifestaram a sua preocupação pela não eleição do Prof. Fernandes e Fernandes, ainda outras afirmaram que Bolonha tem de ir para a frente de uma forma ou de outra, e por isso, a não eleição do actual único candidato não põe em causa a entrada em Bolonha. Ninguém decidiu ainda o que vai ser feito.

Teria sido importante ter havido de facto uma RGA, já que dessa poderia ter saído, de forma vinculativa, o sentido de voto da AR. Tal não foi possível, mas de qualquer das maneiras em princípio terça feira, haverá reunião dos elementos da AR aberta a quem quiser participar, informo para o blog logo que saiba a data exacta, bem como o local e a hora.

Agradeço aos que estiveram presentes ontem que corrijam o que eu escrevi (se for caso disso) ou acrescentem coisas que me tenha esquecido. Desculpem as eventuais incorrecções.

Vou pôr isto no blog, agradeço que façam para lá os comentários já que é mais fácil lê-los a todos. Algum ajuste/correcção a fazer ao que escrevi agradeço que enviem para o meu mail (ver mailing list) ou deixem como comentário.

Leonor




sexta-feira, 1 de junho de 2007

Distribuição Exame Fisiologia

http://www.box.net/shared/d45jgnn6jv

Optativas

Juventude,
o programa das festas é o seguinte:

1. Dia 04 Junho vamos (comissao) receber umas fichas onde têm de escrever a vossa ordem de preferencias relativa às disciplinas optativas;
2. As fichas serão distribuidas entre dia 4 e 11 de Junho (com maior intensidade nos dias dos exames);
3. As fichas têm de ser entregues até dia 14 de Junho (final do teste BMC);
3. Os alunos que já estão inscritos em Bioquimica Experimental não preenchem estas fichas (já estão fora do concurso);
4. Envio-vos as informaçoes que vão estar exposta na faculdade, relativas às disciplinas.

Era bom que com antecedencia fizessem a vossa lista.

Mariana Alves