Sábado, 16 de Junho de 2007
Caros colegas,
A última informação que vos foi transmitida, faz semanas, baseava-se em dúvidas ainda por esclarecer e em possibilidades ainda por confirmar ou definir. Lembram-se certamente, após o último teste de BMC, da exposição que alguns alunos fizeram. À luz das informações que tinham sido disponibilizadas e das posições que os órgãos da directoria da FMUL haviam tomado, a hipótese de entrada no 4º ano era considerada inconcebível, sendo que duas soluções surgiram: ou a nossa entrada na nova estrutura curricular no 3º ano, ou já para o próximo. Como também vos foi possível verificar, estas soluções, embora viáveis, implicariam uma transição gradual entre os dois planos curriculares, ou seja, existência de disciplinas pertencentes a um e a outro, para se evitarem perdas de conteúdos. Havia também dúvidas, da nossa parte, sobre qual seria de facto o entendimento da Reitoria quanto ao período máximo permitido por lei para a nossa transição e entrada no novo plano de estudos.
Contudo, a situação presente é um pouco diferente. Após diversas reuniões com a Direcção da Faculdade, nas quais especificámos detalhadamente os problemas associados a transições efectuadas em anos anteriores ao 4º ano (já especificadas em outros e-mails e textos colocados no blog), o Director e o Vice-Director mostraram-se sensíveis e dispostos a analisar a situação com o cuidado merecido. Fruto destas reuniões saíram alguns pontos de comprometimento mútuo, acordados em acta, que passamos a escrever de seguida:
- Se mais nada houver em contrário, terminaremos o 3º ano segundo o plano de estudos actual. Entraremos, portanto, na nova estrutura curricular quando transitarmos para o 4º ano.
- Ainda que estejamos no plano antigo, sob o ponto de vista administrativo, serão aplicadas as regras da implementação do Processo de Bolonha, ou seja, a semestralização das disciplinas (não se trata de redução mas, por exemplo, de divisão de disciplinas anuais em dois semestres o que, na prática, será o mesmo) e os ECTS. Com estas medidas procura-se que no final do 3º ano já possamos receber o Diploma correspondente ao 1º ciclo de estudos.
Por outro lado, houve também uma reunião na Reitoria, a pedido da Vice-Reitora Inês Duarte, em consequência de um e-mail enviado por nós (anexos I: e-mail reitoria 2-2 - e-mail enviado por nós; anexo II: e-mail reitoria 1 - e-mail enviado pelo colega Hugo Bastos) no sentido de serem esclarecidas algumas dúvidas sobre a legislação referente à entrada dos cursos em Bolonha (anexo III) (aqueles artigos que vos mostrámos e que provocaram alguma confusão). Salienta-se a extrema abertura, disponibilidade e simpatia de todos os que nos receberam: a Vice-Reitora Inês Duarte, o sr. Carlos Sirgado e o sr. Bruno Carapinha. Assim, longe de se aumentar a confusão ou de nos informarem que uma possível entrada no 4º estaria fora de questão pois iria contra a lei, verificámos que era precisamente esse o limite máximo para a nossa transição (ver anexo IV). Disseram ainda que caso desejássemos entrar antes teríamos todo o seu apoio, e que os moldes de transição estavam à responsabilidade da Faculdade. Da parte da Reitoria, só teriam de garantir que todos os anos da nossa faculdade estariam “em Bolonha” no início do ano lectivo 2009 / 2010, ou seja, no início do nosso 4º ano. Para além disso, mesmo nesse primeiro ano (no plano novo), teriam de nos ser garantidas condições para realizarmos melhorias ou recuperarmos alguma disciplina em atraso. Contudo há que lembrar que o 3º ainda é ano barreira e que, quanto a isso, a Reitoria não tem posição definida pois espera um comunicado da Direcção Geral do Ensino Superior para que em Comissão Científica possa esclarecer e, eventualmente, aprovar o assunto e torná-lo público. Estaremos atentos.
Posto isto, temos de salvaguardar o seguinte: tudo aponta para que entremos no 4º ano em Bolonha; há essa intenção por parte dos alunos e da Direcção. No entanto, a situação tem de ser muito bem definida junto dos docentes, nomeadamente ao nível de questões logísticas. Sucede que, devido a esta coexistência de dois planos curriculares, algumas disciplinas serão leccionadas a dobrar. Haverá anos diferentes a ter a mesma disciplina em moldes diferentes, em simultâneo, o que é uma sobrecarga para os professores. Por exemplo, já no próximo ano, a disciplina anual de Histologia e Embriologia ser-nos-á dada, e estes mesmos conteúdos serão também leccionados aos alunos do próximo 1º ano (nos Módulos I e II, em ambos os semestres). No 2º ano poderá surgir também algum obstáculo com a disciplina de Fisiologia II que será leccionada, em parte, no novo 1º ano. Ou, também, a de Microbiologia que será dada no nosso 3º ano e no novo 2º ano, em simultâneo. Neste momento, os professores envolvidos nos Módulos do próximo ano encontram-se a fazer um levantamento desses problemas. A nossa participação é fundamental para chegarmos a consenso sobre quais as opções viáveis para a resolução destas situações.
Se tiverem quaisquer dúvidas ou fazer quaisquer comentários não hesitem. Convidamo-vos também a participar activamente neste processo.
Os passos seguintes a serem dados serão estes:
- Falar com os diversos regentes das disciplinas dos próximos anos para garantir que não há quaisquer entraves ou dificuldades de maior e para que tudo nos seja leccionado com normalidade.
- Ocupar os lugares que nos são destinados nas Comissões formadas para avaliarem cada um dos Módulos da nova reestruturação. O convite é aberto a todos os que estiverem disponíveis e tiverem interesse em participar.
Esta é a situação actual.
Desejamo-vos a continuação de uma boa época de exames.
Um abraço,
Os vossos colegas que têm participado directamente neste processo,
Ana Carolina Canhoto
António Carvalho
Carlota Lavinas
Diogo Silva
Diogo Silva Passos
Leonor Fernandes
Maria Luís Sacras
Pedro Ribeiro
(…)
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